segunda-feira, 7 de março de 2016

Conversas SBCenses: Lilith? Quem é essa? amiga de Lucifer???



Tendência SBCense nas conversas durante o mês de março: mulher, machismo, conquistas, relações de gênero...

Mas esta a seguir não começou com este tema, e sim com o "filme que mudou minha vida", que me fez refletir... e alguém tirou do baú: EM NOME DA ROSA... lembram?




Umberto Eco é um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres". E acaba de falecer, dia 19 de fevereiro deste ano, aos 84 anos. Nossa homenagem...



Romance de estréia de  Umberto Eco, O Nome da Rosa é uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro da Itália medieval. A morte de sete monges, ao longo de sete dias e noite..


O filme é de 1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud, foi baseado no romance homônimo de Umberto Eco. Sean Connery é o frade franciscano Guilherme de Baskerville e Christian Slater é seu aprendiz Adson von Melk, que são chamados para resolver este mistério mortal em uma abadia medieval.

A história se passa no ano de 1327 – Século XIV - num Mosteiro Beneditino Italiano que continha, na época, o maior acervo Cristão do mundo. Poucos monges tinham o acesso autorizado, devido às relíquias arquivadas naquela Biblioteca.





No Filme, o monge Franciscano e Renascentista, interpretado por Sean Connery, foi designado para investigar vários crimes que estavam ocorrendo no mosteiro. Os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos e, no decorrer da história, ele verificou que os monges manuseavam (desfolhavam) os livros, cujas páginas estavam envenenadas. Então, quem profanasse a determinação de “não ler o livro”, morreria antes que informasse o conteúdo da leitura.


O Livro havia sido escrito pelo Filósofo Aristóteles e falava sobre o riso: “Talvez a tarefa de quem ama os homens seja fazer rir da verdade, porque a única verdade é aprendermos a nos libertar da paixão insana pela verdade”.

E na história, por trás de “quem matou e quem morreu” aparecem nítidas disputas entre o misticismo, o racionalismo, problemas econômicos, políticos e, principalmente, o desejo da Igreja em manter o poder absoluto cerceando o direito à liberdade de todos. A Igreja não aceitava que pessoas comuns tivessem acesso ao significado de seus dogmas (fundamentos da religião) nem questionassem e fossem contra os mesmos e, por esse motivo, para definir o poder sobre o povo, houve a instauração da Inquisição que foi criada para punir os crimes praticados contra a Igreja Católica que se unia ao poder monárquico.

O período Renascentista que se desenvolveu na Europa entre 1300 e 1650, época em que se desenrola o filme (1327), vinha de encontro a Igreja, exatamente porque o Renascimento pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Então, o Monge William de Baskerville utilizava-se da Ciência e conseqüentemente da razão para dar solução aos crimes do mosteiro e desagradava, em muito, a Santa Inquisição, na figura do Inquisidor Bernardo Gui que realmente existiu e foi considerado um dos mais severos inquisidores.


Também dessa época temos notícia de várias passagem da Bíblia que foram proibidas... os livros apócrifos. Ou seja, a Biblia foi reescrita várias vezes, de acordo com a ideologia que se queriam passar à sociedade em cada época... dizem, por exemplo, que Nossa Senhora é uma personagem que foi inserida lá pelo século XVI, quando se queria reforçar uma imagem da mulher pura, submissa... e por aí vai. 

E foi nesse ponto que grande SBCense compartilha conosco uma "história apócrifa" que mudou sua vida: a história de LILITH !!! alguém conheçe?

Ela nos passa com seu jeito de contar: gente! os primeiros habitantes do paraiso não foram Adão e Eva... foram Adão e Lilith!!! sim... a primeira mulher foi Lilith, feita do mesmo barro, como Adão... então, Deus criou Lilith... e Deus criou Adão.... os dois do barro... e os colocou no paraíso, o Éden. E viviam felizes...

Mas Lilith começou a focar contrariada com algumas coisas que ocorriam. E começou a questionar muito: como eu tenho que me submeter a você Adão!!! por que isso??? e Adão respondia: porque Deus quer assim!!! não questione... mas ela não se conformava: por que eu por baixo e você por cima!?!? não pode ser diferente? e Adão: deixa  isso prá lá, Lilith, não seja teimosa!!! Mas ela não se conformava... e começou a ficar muito revoltada com Deus.


E Deus ficou sabendo disso... claro, onipotente, onisciente... está em todo lugar... na verdade o Deus Pai cristão é muito autoritário, punitivo... machista mesmo...vocês não acham?

Deus ficou muito irritado com a revolta da Lilith. E, imaginem!!! foi nessa mesma época que, lá no céu, estava acontecendo também uma revolta de Lucifer com Deus também! Lucifer, que era o braço direito de Deus, começa a dar opiniões e criticar o mesmo. Acha que Deus suporta isso!?!?


E foi então, nessa época, que Deus cria as trevas... e manda prá lá Lucifer e Lilith... os primeiros moradores das trevas... 

Lucifer e Lilith ficaram amigos... e Adão ficou sozinho no paraíso... e começou a ficar muito ruim sozinho... então ele faz "contato" (não sei como se fazia àquela época) com Deus: Deus! manda outra mulher prá mim... mas manda uma que seja menos questionadora, mais cordata, por favor!!! e Deus atendeu: durma Adão!!! Adão dormiu e Deus tirou uma costela sua e construiu Eva...





Acredita-se que Lilith costumava seduzir os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, aprisionando-os e causando-lhes orgasmos extasiantes. Por este motivo, pode representar o ódio contra a família, aos casais e aos filhos. Lilith, entre outras coisas, é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Ficou na história como a "lua negra" (a face sombria do feminino), como um demônio... relacionada à sombra do inconsciente, ao mistério, ao poder, ao silêncio, à sedução, à tempestade, à escuridão e à morte.


Mas Lilith representa também a força feminina, aquela que busca sua afirmação e a igualdade. E caminhou por aí nossa conversa, perguntas, perplexidades, reflexões: 

  • todxs nós somos impregnadxs da cultura judaico cristã, da qual herdamos as matrizes masculina (Adão) e a feminina (Eva);
  • então... sabe esse desejo inconfessável de ser protegida, de se submeter? matriz feminina de Eva!!!;
  • sabe Adão? só esta a matriz masculina... vive com Eva, sonha com Lilith mas não dá conta... por causa da matriz!!!
  • e você já "descobriu" a Lilith em você?;
  • e como ela se manifestou/manifesta?;
  • você conhece (ou se vê assim...) Liliths travestidas de Evas? sim!!! temos muitas... pois somos constantemente... diariamente... várias vezes ao dia... "sutilmente forçadas" aos papéis de Eva!!!
  • e você conhece (ou se vê assim...) mulher Lilith? percebe constantemente... diariamente... várias vezes ao dia... as ameaças que as Liliths recebem de maneira sutil: claro que podem ser Liliths, mas ficarão sozinhas... sofrerão por isso... e por aí vai...
E, enfim: queremos ser Liliths... queremos romper com a matriz Eva por mais ameaçador que isso possa ser... e queremos nos encontrar com outras Liliths e com Adões que consigam também vencer a matriz Adão, abrir mão dos privilégios que os acorrentam e desejar/construir realmente a igualdade...

Bora arregaçar as mangas??? Dá trabalho mas vale a pena!!!


Abraços carinhosos a todxs os esperançosos e lutadores...

Santuza TU








2 comentários: